Siga nossas redes!

A Eficácia da dieta mediterrânea

Saúde Física

A dieta mediterrânea é baseada nos hábitos alimentares de populações da região mediterrânea, onde se destacam o consumo de produtos de origem vegetal, como frutas e verduras, e a ingestão de vinho tinto e azeite de oliva. Na dieta mediterrânea estão presentes ácidos graxos monoinsaturados – agentes protetores que ajudam a diminuir os níveis do “mau” colesterol.

Esse tipo de dieta favorece a metabolização de gorduras e ajuda na prevenção de doenças, principalmente as cardiovasculares, o que pode resultar em uma expectativa de vida elevada.

Embora a metabolização de gorduras seja fortemente associada aos hábitos alimentares saudáveis e à prática de atividades físicas regulares, fatores genéticos apresentam uma grande influência e desempenham papel importante na regulação dos mecanismos para a perda de gordura.


Sugestões:
O gene PPAR-gama está envolvido no processo de degradação e armazenamento de gorduras no corpo. Estudos apontam que variações no consumo de gorduras podem afetar a perda de peso de forma mais acentuada em indivíduos portadores do alelo rs1801282-G. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas na dieta mediterrânea, associada à presença desse alelo, permite uma perda de peso mais acentuada, de modo que indivíduos que apresentam esse alelo possam se beneficiar ainda mais dessa dieta.


Indivíduos com este genótipo, em geral, são menos influenciados por variações no teor de gorduras saturadas na dieta. No entanto, existem outros fatores de risco genético e fatores ambientais que podem contribuir para essa predisposição. De toda forma, uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos são cruciais para uma redução de peso saudável.


Referências bibliográficas:
GARAULET, Marta et al. PPARγ Pro12Ala interacts with fat intake for obesity and weight loss in a behavioural treatment based on the Mediterranean diet. Molecular Nutrition & Food Research, v. 55, n. 12, p.1771-1779, 2011. LINDI, V. I. et al. Association of the Pro12Ala Polymorphism in the PPAR- 2 Gene With 3-Year Incidence of Type 2 Diabetes and Body Weight Change in the Finnish Diabetes Prevention Study. Diabetes, v. 51, n. 8, p.2581-2586, 2002. ANGELIS, Rebeca Carlota de. Novos conceitos em nutrição: reflexões a respeito do elo dieta e saúde. Arquivos de Gastroenterologia, v. 38, n. 4, p.269-271, 2001.

Artigos Relacionados

Saúde Física
coachsergioricardo@gmail.com

A Eficácia da dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea é baseada nos hábitos alimentares de populações da região mediterrânea, onde se destacam o consumo de produtos de origem vegetal, como frutas

Ler mais »
Faça parte da lista de conteúdo exclusivos.

Preencha o formulário abaixo para receber os conteúdos.

💬 Precisa de ajuda?