Siga nossas redes!

Quando devo contratar um Coach!

Carreira

Quem disse que é fácil ter uma carreira de sucesso sem que haja um apoio para os momentos difíceis? Desde os povos mais antigos, ter uma figura que aconselha é comum e muitas histórias revelam seus benefícios. Nos dias atuais, ter um coach se tornou algo popular. Sem dúvida seu papel é de suma importância para uma carreira de sucesso e, sobretudo, para lidar com momentos difíceis. No entanto, como saber escolher um bom coach?

É importante diferenciar o coaching de outros processos. Quando o profissional dá dicas técnicas sobre o trabalho a ser desempenhado, este profissional é um mentor. Quando o foco é exclusivo em questões pessoais e conflitos parentais, o trabalho realizado é de terapia. Se o caso é de dar dicas de comportamentos para situações específicas, se trata de uma mentoria comportamental. No coaching, problemáticas são trazidas, sejam elas: dúvidas sobre a carreira; dificuldade em implementar uma mudança comportamental; relacionamento com pares, subordinados ou liderança conturbada; entre outros menos comuns. As limitações e os obstáculos para que estes sejam resolvidos são mapeados, o plano de ação é traçado e implementado com o apoio deste coach.

Principalmente na última década, a profissão de coach ganhou destaque entre os executivos. Muitas formações em coaching estão à disposição e os valores cobrados por sessão têm enorme variação. Observo profissionais experientes que se aposentam ou encontram dificuldade em recolocação e se tornam coaches. A experiência de vida e profissional contribui para os processos de coaching, mas ser um coach é muito mais que isso.

Ter uma formação internacional – de preferência através de uma instituição reconhecida e com um responsável pelo curso já em um nível de especialista – já é um bom começo. Dá peso para a competência de um coach conhecer sobre o funcionamento da mente humana, seus mecanismos de defesa, suas potencialidades, ferramentas que promovem a mudança de comportamentos. Mas, acima de qualquer coisa, a capacidade de esquecer tudo isso e estar aberto para o que aquele coachee possa trazer e tratá-lo como um indivíduo único é o mais precioso. Neste momento todo o conhecimento adquirido fica à disposição e entra em ação nos momentos exatos. Esta habilidade de fazer uso do que é necessário naquele momento é um talento que vai sendo lapidado dia após dia, coachee a coachee.

Se você já está em um processo de coaching ou vai contratar um coach e ainda está inseguro, saiba que existem formas de identificar se está em boas mãos.

Primeiro: há empatia? Você se sente seguro com ele? As sessões seguem um foco, giram em torno da problemática inicial? Você sai energizado da sessão? Nas sessões difíceis você sente que as “dores” causadas te ajudarão em seus objetivos? Percebe evolução em direção às suas metas? Você o indicaria para fazer coaching de seus filhos ou pais?

Não faça coaching pelo modismo ou imposição de terceiros. Faça coaching pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional. Faça pelo seu futuro, por você. Se o seu coach tem brilho nos olhos, ele iluminará o melhor que existe em você!

Existem várias questões para serem observadas antes de contratar um Coach. O que grande maioria das pessoas não sabem é que muitas delas estão procurando um Coach de maneira equivocada.

Todos nós devemos buscar ajuda, apoio profissional seja ela, coaching, consultoria, psicoterapia, mentoring, consuling, caso se sintam precisando de melhorar o seu processo pessoal ou profissional, mas para isso entender mais sobre qual é o profissional de que precisamos é muito importante.

Um Coach é necessário quando precisamos encontrar ferramentas e soluções para atingir resultados pessoais ou profissionais. É aquele que vai te desafiar, contribuir para que você encontre soluções e assim saia do ponto (A) para o ponto (B). Não existe foco no passado, só no futuro, não existe terapia, hipnose, existe um processo de investigação e indagação socrática que irá ascender a criatividade, genialidade para fortalecer e desenvolver competências no cliente.

Além disso para se contratar um Coach o cliente já deve estar com um nível de maturidade que possa assimilar os desafios que irá encontrar pelo caminho da sua jornada e que irá atravessar com o seu Coach.

Quando tenho traumas, fobias, desespero, ansiedade, depressão devo procurar terapias.

Quando tenho problemas em não saber sobre algo, um processo, uma solução pessoal ou profissional devo procurar um consultor.

Quando tenho que atingir metas e objetivos, definir e encontrar a minha missão, visão, valores, propósito devo contratar um Coach.

Quando estou em um projeto seja pessoal ou profissional que preciso de apoio adquirir mais experiência e entender melhor algumas questões que não tenho a visão correta de como fazer e não possuo modelos, devo contrata um Mentor, pois um Mentor obrigatoriamente deverá ter mais de 10 anos de bagagem e experiência na carreira, ou projeto que você está inserido.

Quando estou precisando de aconselhamento pessoal ou profissional para que a minha tomada de decisões e gere um consenso mais harmônico e saudável tanto para a minha vida ou para questões em uma empresa.

Em nossos cursos de Formações em Coaching, PNL, Constelações, Body & Brain Health Coaching você terá a oportunidade de atuar em todos as questões acima descritas. Entre em contato!!!

Sergio Ricardo – Mestre em Coaching pela FCU – Flórida Christiam University , Educador Físico, com especialização em Psicossomática, e Pesquisador em: Neurociência Comportamental, Doenças Psicossomáticas, Neurofisiologia das Emoções. Formador e Instrutor de Cinesiologia Educacional e Terapia do Comportamento, Balanceamento Muscular, Memória Celular, Desativação de Estresse, Funcionamento do Cérebro nos Processos de Aprendizagem, Relacionamento Interpessoal, Integração e Dominância Cerebral, Ginástica Cerebral (Neuróbica e Neurofitness). Advanced Trainer em PNL, Constelador Sistêmico. Consultor Empresarial Especialista em Desenvolvimento de Liderança, Business Plan, Cultura Organizacional e Gestão de Mudança. Já fez mais de 4 mil apresentações no Brasil, EUA e Europa.

Artigos Relacionados

Faça parte da lista de conteúdo exclusivos.

Preencha o formulário abaixo para receber os conteúdos.

💬 Precisa de ajuda?