código de
Ética
Nosso código
de ética
No processo de elaboração do Código de Ética para os profissionais formados pelo Instituto Neuro Sistêmico tomaram-se por base, também, as Afirmações Universais de Direitos Humanos, que conceituam a proteção do ser humano no contexto das relações entre este e a sociedade.
A elaboração do Código de Ética para os profissionais formados pelo Instituto Neurosistêmico foi desenvolvida a partir das necessidades da experiência ao longo de mais de uma década de atuação na área e da resposta de seus clientes.
Para todas as Formações, como atividade profissional, foram identificadas a importância de conhecimento técnico especializado e a necessidade do desenvolvimento de competência específica para sua aplicação, possibilitando, assim, estender a toda sociedade os valores e os benefícios da sua prática com respeito e sigilo absoluto.
Desse modo, foram estabelecidos os 10 (dez) artigos para aplicação do Código de Ética, que fixa a forma pela qual devem se orientar os profissionais formados no Instituto Neuro Sistêmico.
- O Código de Ética dos profissionais formados no Instituto Neurosistêmico é um instrumento regulador do exercício da profissão. Define-se como um instrumento do exercício da profissão, sujeito, portanto, a um aperfeiçoamento constante que lhe permita estabelecer os sentidos éticos.
- O profissional formado, membro cadastrado do Instituto Neurosistêmico e adepto ao presente Código de Ética, é conceituado como um Profissional, que age na promoção de mudanças e deve assumir compromisso ético.
- Este Código de Ética define, no âmbito de toda e qualquer prática de Coaching, seja Coaching de Vida, de Carreira, de Relacionamentos ou Executivo, assim como também nas áreas de Programação Neurocientífica, com beneficiários das ações os indivíduos, grupos e empresas. Os profissionais, quando vinculado ao Instituto Neurosistêmico, estão aptos a desenvolver as funções especificadas em suas credenciais de apresentação.
- A citação básica deste Código de Ética é a necessidade em caracterizar os profissionais formados pelo Instituto Neurosistêmico diante das diretrizes de direitos e deveres estabelecidas (como comportamento eficaz) e regulamentadas pelo Instituto Neurosistêmico. Tal documento visa a assegurar por definição: qualidade, moral, competência e atualização dos profissionais nele incluídos.
- O Profissional deve estabelecer transparência em suas sessões, através dos meios possíveis de informação e de outros instrumentos que assim favoreçam, considerando o cliente como principal responsável por qualquer que seja a escolha dentre as diferentes áreas oferecidas.
- Com o Código de Ética, o Profissional visa assumir a postura ética e responsável, com respeito e confidencialidade, não prometendo resultados que não possa garantir. Recomendando outros recursos ou profissionais quando necessário, mesmo durante o processo de Formação.
- Para as Formações de Coaching, evitar todo e qualquer conflito de interesse por parte do coachee, não oferecendo informações que sejam confidenciais do processo de Coaching, medida tomada em respeito às posturas éticas.
- O ponto de partida do processo de Coaching é estabelecido através da formulação e ciência de ambas as partes envolvidas no processo de Coaching, por meio do Contrato de Sessão de Coaching, seja ele Coaching de Vida, de Carreira, de Relacionamentos ou Coaching Executivo.
- O Código de Ética deverá levar em atendimento valores que lhe atribuem o sentido esperado. Em princípio, valores como respeito, sigilo, honestidade, ética e dignidade. Em particular, o valor da identidade profissional no campo do desenvolvimento humano.
- Levando-se em atendimento os princípios estabelecidos pelo Instituto Neurosistêmico, quando de seu exercício, os profissionais formados pelo Instituto Neurosistêmico permanecerão sujeitos sempre a assumirem as responsabilidades que lhe cabem.
Att:
Diretoria