Siga nossas redes!

Estamos nos tornando grandes profissionais em várias áreas, mas na Arte de Viver somo amadores!

Carreira,Habilidades de Liderança

Profissionais na Arte de Viver! – No mundo em que vivemos temos ótimas oportunidades de crescer pessoal e profissionalmente em nossas vidas e estamos vivendo uma das melhores e se não for a melhor fase. 

Todos se preparam mais, disputam mais oportunidades, procuram mais faculdades, melhores empregos e consequentemente isso está sendo um cotidiano. Vejo isso com bons olhos, mas uma coisa ainda não está fazendo sentido. 

O crescimento e o avanço tecnológico na área da saúde aumentaram exponencialmente nos últimos anos, porém essa é a única área que mais custo gera a população, em qualquer outra área temos o crescimento e contribuição tecnológica com uma significativa diminuição de custo para o consumidor e isso se torna um fato em pouco tempo. Compramos um computador e em um ano, hoje ele vale menos que a metade do preço, mas na saúde isso não acontece, pois quanto mais avanço de tecnologia mais custo. Outro fato é que, todos falam em obter mais dinheiro, mais oportunidades, mais informações, mais contatos, mais cultura, porém existe mais diminuição em: qualidade de sono, alimentação, lazer, hobbies, casamentos bem sucedidos e um aumento na obesidade infantil e adulta, doenças como câncer e diabetes, infecções e complicações respiratórias e mesmo com tanta informação disponível e tecnologia, os índices mostram que os números nesta área só aumentam. 

O Stress ou falta de controle de ansiedade, é um dos principais fatores de doenças deste século, estamos vivendo na era da informação, mas essa informação está gerando um problema imensurável em nosso cotidiano.

A globalização gerou pela primeira vez uma rela possibilidade de conviver com um cenário que as oportunidades estão se apresentando antes das probabilidades. Somos de uma época e formação onde existia uma cultura com valores e crenças que reagir era questão de sobrevivência e pensar era para poucos, talvez várias famílias foram constituídas com a crença de, correr atrás do prejuízo, matar um leão por dia, e que a crise pode atacar a qualquer momento. 

Agora nessa outra realidade se apresenta, o cenário de que tudo é possível, tudo está próximo e ser reativo já não faz sentido. Em alguns atendimentos que realizo pergunto aos coachees (clientes):
– Qual é o sentido da sua vida? Outra pergunta que faço é: 
– Você é importante para quem? Eles não interpretam esse questionamento com o real sentido da palavra importante, então refinando a pergunta se torna mais fácil e prossigo questionando: Que pessoa que importou você para dentro dela? O que acho mais engraçado é que muitos não sabem me responder. O que entendo disso, é que hoje se as pessoas não estabelecerem valores, metas, uma visão com a missão definida, com propósitos definidos ou seja, vida com sentido, e isso gera um poderoso questionamento na consciência. 

Nesse questionamento, entendemos que os anos se passaram e estamos sem sentido, ou que trilhamos em uma direção durante nossa vida e que não nos conduziu ao nosso real senso de si mesmo, as consequências são sempre as mesmas e se manifestam através da diabetes, do câncer, sinusite, complicações respiratórias, LER, além de desvios de conduta e desenvolvimento de algum vício com drogas lícitas ou ilícitas e dependência química.

Estamos hoje vivendo uma realidade onde há 100 anos atrás, nossos avós ou bisavós recebiam em uma vida toda um certo número de informações, hoje nós recebemos esse mesmo número de informações em apenas um dia, porém nosso cérebro é o mesmo, pesa o mesmo e possui o mesmo tamanho que o cérebro dos nossos avós, essa é uma informação importantíssima para tornar o nosso tempo um aliado ao nosso foco, ao nosso sentido, alinhando a nossa vida.

Alinhar a vida e fazer isso o quanto antes é conseguir responder para si mesmo, que você está no caminho certo, que a vida tem um sentido e que podemos dar um sentido com a nossa conduta, valores e visão, para a vida das outras pessoas. 

Alinhar o emprego que é a fonte de renda, com o trabalho que é a fonte de vida é o primeiro passo para o sentido da vida de qualquer pessoa, do contrário vejo muitos engenheiros, arquitetos, advogados, psicólogos, onde são ótimos profissionais em suas carreiras, mas são amadores na arte de viver, pois adoecem, vivem sob efeitos de remédios, só dormem sob efeito de remédios e desenvolvem doenças psicossomáticas, pois o ato de pensar e a conversa interna são pobres e suas vidas que estão sem sentido. Entendo que todos buscam o melhor para suas vidas e famílias, mas são meninos no campo das emoções, não são protagonistas de sua história. Se tornar uma pessoa de sucesso, tem desviado o sentido de da vida de várias pessoas, pois estamos pagando o preço muito caro para se obter esse resultado tão esperado.

O que deixo aqui como uma humilde visão é que podemos chegar onde desejamos de maneira correta e com um custo mais baixo, tornando-nos pessoas mais profissionais com as nossas vidas e para isso tenho uma boa dica procurem um Coach, experimentem um processo de coaching. Se profissionalizem na arte de viver, não existe nenhum medalhista olímpico sem um coach, nenhum grande executivo sem um coach, nenhum grande ator, cantor de sucesso sem um coach. Torne-se um protagonista de sua própria história, um Profissional na Arte de Viver.

E você, é um Profissional ou um Amador na ÄRTE DE VIVER? Pense Nisso! 

Sergio Ricardo – Mestre em Coaching pela FCU – Flórida Christiam University , Educador Físico, com especialização em Psicossomática, e Pesquisador em: Neurociência Comportamental, Doenças Psicossomáticas, Neurofisiologia das Emoções. Formador e Instrutor de Cinesiologia Educacional e Terapia do Comportamento, Balanceamento Muscular, Memória Celular, Desativação de Estresse, Funcionamento do Cérebro nos Processos de Aprendizagem, Relacionamento Interpessoal, Integração e Dominância Cerebral, Ginástica Cerebral (Neuróbica e Neurofitness). Advanced Trainer em PNL, Constelador Sistêmico. Consultor Empresarial Especialista em Desenvolvimento de Liderança, Business Plan, Cultura Organizacional e Gestão de Mudança;

Artigos Relacionados

Faça parte da lista de conteúdo exclusivos.

Preencha o formulário abaixo para receber os conteúdos.

💬 Precisa de ajuda?