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LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

Habilidades de Liderança

Equipes de alto desempenho

Uma equipe de alto desempenho é um número de pessoas que pensam nelas mesmas trabalhando juntas sinergicamente em direção a uma objetivo comum.

Existem quatro pontos importantes nessa definição.

  1. As equipes são formadas por um certo número de pessoas. O menor são dois, o maior pode ser centenas. (Equipes que constroem aviões freqüentemente tem centenas de membros). De alguma maneira, uma organização pode ser definida com uma equipe. No entanto, quanto maior a equipe mais difícil se torna trabalhar sinergicamente. Além de um certo número, as equipes geralmente se dividem em equipes menores.
  2. Uma equipe (ou time) deve ver a si mesma como uma equipe; de outra maneira seus esforços não se alinharão. Algumas vezes equipes falham porque elas são vistas como equipes apenas do exterior. Elas foram artificialmente impostas e os próprios membros não se vêem como equipes.
  3. Uma equipe trabalha sinergicamente. Em outras palavras os resultados que  produz são maiores que a soma dos esforços de cada um sozinho. Os membros multiplicam os esforços um do outro, inspiram-se mutuamente e às vezes demonstram qualidades em equipe que eles não têm trabalhando individualmente.
  4. Uma equipe necessita um objetivo comum. Sem isso ela é um grupo, que pode se divertir junto e trabalhar sinergicamente, mas não é uma equipe porque os seus resultados serão desiguais e inconsistentes.

Uma organização que quer ter equipes de alto desempenho precisa pensar cuidadosamente que pessoas colocar juntas. As melhores equipes não são necessariamente formadas pelos indivíduos de mais alto desempenho. Muitas vezes, funciona de maneira oposta. Os resultados da equipe são menores que os resultados que as pessoas podem obter por si.

Equipes de alto desempenho se apóiam em bons líderes. Os líderes devem decidir que tipo de equipes formar, os papéis dentro da equipe e as estruturas que vão dar apoio às equipes.

Toda equipe precisa:

Propósito                                (Por que ela existe?)

Definição                                (Quais são os limites da equipe? Ela fica dentro do departamento ou é interdepartamemtral ou multifuncional? Como o objetivo é definido em relação ao negócio como um todo?)

Evidência de sucesso              (Que resultados são esperados e dentro de que espaço de tempo?)

Autoridade                              (Que autoridade a equipe tem?)

Recursos                                 (Quem são os membros da equipe, como eles se comunicam e que orçamento e outros recursos eles receberão?)

Aprendizagem em equipe (team learning) é vital para uma organização que aprende (learning organization). Se as equipes não aprendem e não tem sucesso, as organizações provavelmente também não terão.

Sergio Ricardo – Mestre em Coaching pela FCU – Flórida Christiam University , Educador Físico, com especialização em Psicossomática, e Pesquisador em: Neurociência Comportamental, Doenças Psicossomáticas, Neurofisiologia das Emoções. Formador e Instrutor de Cinesiologia Educacional e Terapia do Comportamento, Balanceamento Muscular, Memória Celular, Desativação de Estresse, Funcionamento do Cérebro nos Processos de Aprendizagem, Relacionamento Interpessoal, Integração e Dominância Cerebral, Ginástica Cerebral (Neuróbica e Neurofitness). Advanced Trainer em PNL, Constelador Sistêmico. Consultor Empresarial Especialista em Desenvolvimento de Liderança, Business Plan, Cultura Organizacional e Gestão de Mudança;

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