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Qual a diferença entre Preço e Valor?

Saúde Financeira

Preço é quanto o cliente paga pelo produto ou serviço. Já o valor é o que ele ganha ao adquirir aquele produto ou serviço.

O que é Preço?

De forma prática, o preço é quanto o cliente paga por um produto ou serviço. Ele é um número determinado que surge da soma dos custos e da margem de lucro.

Ele pode variar de acordo com o valor de produção ou com a lei da oferta e da demanda, que diz que quanto mais gente procurando um item, mais caro ele vai ficar.

O que é Valor?

O valor é o quanto aquele produto representa para o cliente. É um conceito mais subjetivo, já que ele pode mudar de pessoa para pessoa. Ele está relacionado à satisfação em adquirir o produto ou serviço.

Produtos que geram valor para quem compra, podem ter um preço mais alto, já que o benefício que ele traz faz “valer a pena” o custo.

Por exemplo, ter um celular novo pode ter um valor maior para uma pessoa que precisou juntar dinheiro por muito tempo para fazer a compra. Para ela, a satisfação de ter aquele item é maior que para alguém que ganhou o mesmo celular.

Relação entre preço e valor para o consumidor

Mas como o preço e o valor são percebidos pelo público? É aqui que entra aquela famosa expressão custo x benefício.

Isso quer dizer que se um item gera valor para quem compra, o preço pode até ser mais alto, mas vale a pena pagar já que o benefício também é maior. O empreendedor tem que mostrar ao cliente que o preço pago é proporcional ao valor gerado.

Por isso, quando pensamos em estratégias de marketing, é preciso focar nos benefícios adquiridos. Você deve buscar que o seu cliente pense assim: “não me importo de pagar esse preço, pois o produto traz valor para minha vida”

Como aumentar o valor percebido do negócio?

Para aumentar o valor percebido da marca e se diferenciar da concorrência, é preciso criar um bom relacionamento com o cliente. Assim, na hora da decisão, ele vai te olhar de uma forma diferente e dar preferência ao seu produto. Veja algumas dicas para fazer isso:

Escute o que seu cliente tem a dizer

Saber o que o seu cliente pensa pode te ajudar a entender os pontos que precisam ser melhorados e quais já são fortes. Assim, é possível criar mais valor para a marca e negócio.

Peça para que os usuários falem sobre sua empresa. Seja de forma privada, através de um formulário de pesquisa, ou de forma pública, nas redes sociais, por exemplo. Mas atenção! Não deixe de responder e mostrar para o usuário que o comentário dele foi ouvido pela marca.

Procure cumprir os prazos combinados

Você gosta quando marca um almoço com um amigo e ele chega muito atrasado ou desmarca em cima da hora? Provavelmente não. Seu cliente também não vai gostar se sua empresa não cumprir com os prazos combinados. E isso inclui o envio do produto, resposta de dúvidas, etc.

Construa uma boa reputação para sua empresa

Sempre fique atento ao que a marca está passando para o consumidor. E isso inclui ter mais atenção em etapas como a embalagem do produto, as fotos publicadas nas redes sociais, a maneira como o usuário é atendido e por aí vai. O objetivo é gerar identificação e admiração no público.

Invista em parcerias que agregam valor!

Na etapa de construir uma boa imagem, é preciso investir em parcerias que te ajudam a mostrar para o público que sua empresa tem valor! Como, por exemplo, na hora do pagamento.

Ter um checkout no e-commerce que passe transparência e confiança vai deixar seu consumidor mais tranquilo, agregando valor à empresa. E para quem vende em lojas físicas, não é diferente.

Sergio Ricardo – Mestre em Coaching pela FCU – Flórida Christiam University , Educador Físico, com especialização em Psicossomática, e Pesquisador em: Neurociência Comportamental, Doenças Psicossomáticas, Neurofisiologia das Emoções. Formador e Instrutor de Cinesiologia Educacional e Terapia do Comportamento, Balanceamento Muscular, Memória Celular, Desativação de Estresse, Funcionamento do Cérebro nos Processos de Aprendizagem, Relacionamento Interpessoal, Integração e Dominância Cerebral, Ginástica Cerebral (Neuróbica e Neurofitness). Advanced Trainer em PNL, Constelador Sistêmico. Consultor Empresarial Especialista em Desenvolvimento de Liderança, Business Plan, Cultura Organizacional e Gestão de Mudança;

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