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A Deficiência de Vitamina K é essencial para a sua vida

Saúde Física

A vitamina K é essencial para o bom funcionamento do organismo, desempenhando papel fundamental na coagulação do sangue, na cicatrização de tecidos danificados e na formação e manutenção da estrutura óssea.

Pode ser encontrada principalmente em frutas, como o kiwi, e em vegetais, especialmente os de coloração verde, como couve, brócolis e coentro.

Leite e seus derivados e alguns tipos de óleos vegetais também são fontes alimentares dessa vitamina. Estudos científicos recentes sugerem que a deficiência de vitamina K está associada a várias doenças, incluindo osteoporose e calcificação vascular.

A disponibilidade desta vitamina no sangue é variável entre as pessoas, sendo fortemente influenciada por fatores genéticos.


Sugestões:
Quando não se possui nenhuma cópia do alelo rs7294-T e, portanto, pode apresentar menor suscetibilidade para níveis reduzidos de vitamina K em comparação aos indivíduos que possuem cópias do mesmo. No entanto, existem outros fatores genéticos e ambientais que podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição.

Ainda assim, a dieta pode ser uma aliada para aumentar os níveis do nutriente no organismo. Alimentos ricos em vitamina K incluem couve, brócolis, abacate e salsa.


Referências bibliográficas:
CROSIER, Michael D. et al. Association of sequence variations in vitamin K epoxide reductase and γ-glutamyl carboxylase genes with biochemical measures of vitamin K status. Journal of nutritional science and vitaminology, v. 55, n. 2, p. 112-119, 2009. FUSARO, Maria et al. Vitamin K and osteoporosis. Nutrients, v. 12, n. 12, p. 3625, 2020.

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