Siga nossas redes!

Como funciona a sensação de saciedade e como pode te ajudar

Saúde Física

A sensação de saciedade é importante para que o indivíduo saiba quando cessar uma refeição.

O hormônio leptina, produzido pelas células que armazenam gordura, é responsável por enviar um sinal ao cérebro, que processa essa informação e assim percebe que já foi ingerido alimento suficiente. Vários fatores interferem na sensação de saciedade.

O jejum, a prática de exercícios físicos moderados e o frio diminuem a concentração de leptina no sangue, enquanto a alimentação aumenta a sua concentração.

Além disso, variantes genéticas são capazes de influenciar o grau em que esses fatores afetam a produção de leptina e a sensação de saciedade.


Sugestões:
Quando se apresenta um genótipo de menor sensação de saciedade aumenta o risco de obesidade e pode ser um problema para quem se preocupa com o peso corporal.

Alimentos ricos em fibras, como legumes e verduras, ajudam a aumentar a sensação de saciedade e podem ser aliados na perda de peso.


Referências bibliográficas:
BENEDICT, Christian et al. Fat Mass and Obesity-Associated Gene (FTO) Is Linked to Higher Plasma Levels of the Hunger Hormone Ghrelin and Lower Serum Levels of the Satiety Hormone Leptin in Older Adults. Diabetes, [s.l.], v. 63, n. 11, p.3955-3959, 4 jun. 2014. American Diabetes Association.
http://dx.doi.org/10.2337/db14-0470.

Artigos Relacionados

Faça parte da lista de conteúdo exclusivos.

Preencha o formulário abaixo para receber os conteúdos.

💬 Precisa de ajuda?