Siga nossas redes!

Exercícios Físicos para sair do sedentarismo

Saúde Física

O Exercício Físico faz muito bem à saúde, porém, o sedentarismo vem ganhando espaço e sendo considerado o mal da vida moderna, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a falta de atividades físicas vem se tornando um fator de risco para males como a obesidade.

A atividade física é recomendada para todas as idades, porém, o melhor meio de avaliar seu condicionamento físico antes de iniciar suas atividades é procurar uma orientação profissional, assim, o risco de exagerar e acabar se prejudicando fica descartado. O importante é sempre fazer o que se gosta, andar ou correr, qualquer exercício é bom, ainda mais quando combinado à uma alimentação saudável.   

  O fato é que os exercícios estimulam e melhoram a saúde em diversas áreas, aqui estão alguns bons motivos para você começar a se exercitar:

• Alívio nas tensões emocionais; durante à prática de exercícios nosso organismo libera alguns neurotransmissores como, noradrenalina, dopamina, serotonina e endorfina, dando ao praticante uma sensação de euforia, bem estar e aliviando o estresse.

• Redução da pressão arterial; exercícios em geral auxiliam a diminuição da pressão arterial.

• Melhora na composição sangüínea; em geral as atividades tendem a normalizar os níveis de gorduras, glicose e outras substâncias que podem alterar e trazer riscos aos portadores.

• Estimula o emagrecimento; todos os tipos de exercícios ativam o metabolismo e a queima de calorias, possibilitando ao praticante a perda de peso.

• Melhora na qualidade de vida; As pessoas ativas fisicamente demonstram uma melhor qualidade de vida, principalmente quando ligada a uma boa alimentação.

Quando a atividade física passa a ser constantes, o prazer acaba se tornando um aliado à prática, nos proporcionando o bem estar e muito mais saúde.

– Queime calorias sem sair de casa

Queimar calorias não significa passar horas em uma academia de ginástica, hábitos simples do dia-a-dia podem acelerar seu metabolismo e ajudar na redução de peso. Para isso não basta só se exercitar, uma alimentação saudável associada à prática de algumas atividades corriqueiras poderão auxiliar em sua dieta.

O mais correto seria todo indivíduo praticar pelo menos 30 minutos de exercícios na maioria dos dias possíveis de forma moderada e contínua. Caso você não enquadre no perfil das atletas, aqui vão algumas dicas para queimar caloria sem sair de casa confira:

• Levantar-se e esticar o corpo cinco vezes por dia, subir 15 degraus de escada, equivale a cinco calorias a menos todos os dias e 1.852 calorias no ano.

• Caminhar 15 minutos todos os dia é igual a perder 75 calorias no dia e 27.375 calorias no ano.

• 30 minutos cozinhando queima o equivalente a 100 calorias.

• Na meia hora de faxina em casa se queima 121 calorias.

• Cortando grama você pode queimar em meia hora aproximadamente 235 calorias.

Algumas práticas corriqueiras do dia-a-dia ajudam a perder ou queimar calorias, porém, caso queira iniciar um programa de atividades físicas regulares e uma dieta consulte sempre um profissional.

– Sem tempo?

Dez Dicas para quem não tem tempo de fazer exercícios:

1. Ande duas ou três vezes por semana. Levante meia hora mais cedo e faça uma rápida caminhada.

2. Quando for para o trabalho, deixe o carro em um estacionamento mais longe cerca de três ou quatro quarteirões e vá caminhando até o serviço.

3. Perca o costume de usar o elevador, use mais a escada.

4. Quando tiver que ir ao banco, à farmácia, à locadora, à padaria deixe o carro de lado e vá a pé.

5. Mexa-se, se você trabalha por um longo período de tempo sentado(a), levante-se e ande pela sala algumas vezes ao dia, ativa a circulação.

6. Relaxe os ombros; levante-os em direção às orelhas e depois leve-os para trás, fazendo círculos.

7. Troque o controle remoto pelo hábito de se levantar para trocar o canal da televisão.

8. Mude o cardápio, ao invés de almoço “delivery” vá andando até o restaurante.

9. Alongue seus músculos ao levantar e revitalize-os.

10. Faça de uma das dicas um hábito diário.

Artigos Relacionados

Faça parte da lista de conteúdo exclusivos.

Preencha o formulário abaixo para receber os conteúdos.

💬 Precisa de ajuda?