Siga nossas redes!

O problema da Deficiência de Vitamina D

Saúde Física

A vitamina D é uma substância essencial para a saúde dos ossos, músculos e para o funcionamento adequado dos sistemas endócrino e imunológico. Sua produção depende da ação da luz solar na pele (radiação ultravioleta B), mas também pode ser obtida pela ingestão de alimentos naturais, como os derivados do leite e óleos de peixes, ou através de suplementos.

A deficiência dessa vitamina tem sido associada a doenças relacionadas aos ossos, como osteoporose em adultos e raquitismo em crianças, além de esclerose múltipla, hipertensão, câncer colorretal, doenças autoimunes, entre outras diversas condições.

Variações genéticas no gene GC podem influenciar nos níveis sanguíneos de vitamina D, sendo úteis para identificar pessoas em risco de deficiência. O gene GC codifica a proteína de ligação à vitamina D, responsável por desempenhar um papel fundamental no transporte da vitamina D e seus metabólitos para vários tecidos do corpo.

Estudos científicos demonstram que a presença do alelo rs7041-A nesse gene está relacionada à redução da afinidade entre a proteína e a vitamina, diminuindo a sua absorção pelas células.

Sugestões:


Quando se possui duas cópias do alelo rs7041-A e, portanto, pode apresentar maior suscetibilidade para níveis reduzidos de vitamina D em comparação aos indivíduos que não possuem cópias do mesmo. A deficiência dessa vitamina tem sido associada a doenças relacionadas aos ossos e a alguns tipos de câncer. Contudo, a presença desse alelo não indica que você necessariamente irá desenvolver essa condição, pois existem outros fatores envolvidos, como fatores ambientais, além de múltiplos fatores genéticos. A reposição dessa vitamina é feita, principalmente, pela exposição ao sol por curtos períodos de tempo, mas pode requerer suplementação em alguns casos.


Referências bibliográficas:
AHN, Jiyoung et al. Genome-wide association study of circulating vitamin D levels. Human Molecular Genetics, v. 19, n. 13, p. 2739-2745, 2010.
AL-DAGHRI, Nasser M. et al. Efficacy of vitamin D supplementation according to vitamin D-binding protein polymorphisms. Nutrition, v. 63, p. 148-154, 2019. MCGRATH, John J. et al. A systematic review of the association between common single nucleotide polymorphisms and 25-hydroxyvitamin D concentrations.

The Journal Of Steroid Biochemistry And Molecular Biology, v. 121, n. 1-2, p. 471-477, 2010.

Artigos Relacionados

comece sua jornada

torne-se um profissional qualificado

Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do Instituto Neurosistêmico com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos.

Faça parte da lista de conteúdo exclusivos.

Preencha o formulário abaixo para receber os conteúdos.

💬 Precisa de ajuda?