Siga nossas redes!

O que está por trás da Calvície?

Saúde Física

A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, afeta principalmente os homens e, mais raramente, as mulheres. Esta condição é considerada a principal causa de perda de cabelo, afetando, geralmente, a coroa da cabeça e a linha do cabelo nos homens e a região central nas mulheres.

Sabe-se que fatores ambientais, como a radiação ultravioleta e a poluição, e fatores hormonais ligados aos níveis dos hormônios andrógenos e estrógenos, conhecidos como hormônios sexuais, estão associados à calvície. Além disso, estudos científicos recentes mostraram que variantes genéticas também são fatores de risco estabelecidos para o desenvolvimento dessa condição.


O gene HDAC4 é expresso nos folículos pilosos e desempenha um papel importante na progressão do ciclo celular. A variante rs9287638 desse gene pode influenciar na suscetibilidade à calvície através da desregulação dos hormônios androgênicos.

A alopecia (calvície) pode ser causada por mais de 2500 fatores. Entre eles estão:

  • Fatores genéticos
  • Desequilíbrios hormonais
  • Doenças autoimunes
  • Estresse
  • Deficiências nutricionais
  • Tratamentos como quimioterapia
  • Práticas que causam tração no cabelo 

O corpo pode usar o cabelo como uma reserva metabólica de hormônios, vitaminas, minerais e nutrientes. Quando a carga tóxica é maior do que a capacidade de destoxificação, a queda de cabelo é um sintoma de alguma alteração sistêmica. 

A origem capilar tem origem ectodérmica, mesodérmica e endodérmica. Portanto, qualquer alteração que aconteça nesses órgãos vai refletir na queda do cabelo


Sugestões:
Quando não se possui nenhuma cópia do alelo rs9287638-A e, portanto, pode apresentar menor suscetibilidade para desenvolver calvície em comparação aos indivíduos que possuem cópias do mesmo.

Contudo, a ausência desse alelo não indica que você não irá desenvolver essa condição, pois existem outros fatores envolvidos, como fatores ambientais, além de múltiplos fatores genéticos. Se você está sofrendo com queda de cabelo, é recomendado o acompanhamento de um especialista para uma avaliação mais detalhada e interpretação do resultado.


Referências bibliográficas:
LI, Rui et al. Six novel susceptibility Loci for early-onset androgenetic alopecia and their unexpected association with common diseases. PLoS genetics, v. 8, n. 5, p. e1002746, 2012. RAMOS, Paulo Müller; MIOT, Hélio Amante. Female pattern hair loss: a clinical and pathophysiological review. Anais brasileiros de dermatologia, v. 90, p. 529-543, 2015.

Artigos Relacionados

Saúde Física
coachsergioricardo@gmail.com

O que está por trás da Calvície?

A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, afeta principalmente os homens e, mais raramente, as mulheres. Esta condição é considerada a principal causa de perda

Ler mais »
Faça parte da lista de conteúdo exclusivos.

Preencha o formulário abaixo para receber os conteúdos.

💬 Precisa de ajuda?