Em meados de 1995, eu iniciei um trabalho de atendimento a clientes do lado da empresa, era junho e visitei um departamento de vendas de uma multinacional onde além da venda em si, existia o Pós-Venda, SAC e inúmeras pessoas que estabeleciam um contato com o cliente via de regra recebia um telefonema ou a visita de um cliente.
O tempo passou e desde aquela época eu tenho visto o que vem acontecendo neste mercado que hoje chegamos a Contact Center e que existem muitas empresas de sucesso nesta área, mas não obtiveram ainda uma formula que possa fazer com que o absenteísmo, turnover e indo mais além o que mais é grave neste setor em qualquer empresa é que a produção é realizada por apenas 25% de sua equipe.
Isso ocorre em todas as empresas que prestam esse serviço, o que é um fato e ainda sim existe um faturamento relevante destas empresas, mas o que eu me pergunto é que por qual motivo essas empresas, ainda não conseguiram fazer, com que os colaboradores que representam os 75% que não conquistam os resultados esperados e possam se juntar ao time dos 25%?
– Onde eles erram?
– Que ações que estão erradas?
– Por que em pleno século 21 eles ainda não acertaram?
– Que critérios eles usam para contratar?
– Que critérios eles usam para treinar e desenvolver?
– Que estado funcional cada um se encontra?
– Que ambiente psicológico eles encontram?
Essas e muitas outras questões devem ter mais atenção, pelas pessoas envolvidas no processo.
Sergio Ricardo – Mestre em Coaching pela FCU – Flórida Christiam University , Educador Físico, com especialização em Psicossomática, e Pesquisador em: Neurociência Comportamental, Doenças Psicossomáticas, Neurofisiologia das Emoções. Formador e Instrutor de Cinesiologia Educacional e Terapia do Comportamento, Balanceamento Muscular, Memória Celular, Desativação de Estresse, Funcionamento do Cérebro nos Processos de Aprendizagem, Relacionamento Interpessoal, Integração e Dominância Cerebral, Ginástica Cerebral (Neuróbica e Neurofitness). Advanced Trainer em PNL, Constelador Sistêmico. Consultor Empresarial Especialista em Desenvolvimento de Liderança, Business Plan, Cultura Organizacional e Gestão de Mudança;