11 98260 5002
A nossa comunidade tem como objetivo principal proporcionar a todos os membros o acesso a informações, treinamentos, dicas e soluções no campo das neurociências aplicadas ao comportamento, cognição, para uma melhor qualidade de vida e bem-estar.
Todos os membros poderão encontrar também soluções na área da saúde física e mental através de medicina integrativa, com acesso a tudo que oferece resultados para as mais diversas questões da saúde.
Todo ser humano tem o direito de obter as informações precisas, reais e que possam usá-las de maneira ideal para o seu crescimento em qualquer área de suas vidas! A EPW COMMUNITY é um porto seguro de informações que podem orientar a todos para a conquista de respostas em qualquer área da vida!!! Dr. Sergio Ricardo
A neurociência é um campo científico com abordagem multidisciplinar, relacionando-se com outras áreas, como Antropologia, Educação, Linguística, Medicina e Ciência da computação. Para qualificar e tornar os estudos em Neurociência mais específicos e delimitados, essa ciência se organiza em cinco campos específicos.
A neurofisiologia diz respeito ao estudo da neurociência que investiga as funções do sistema nervoso e periférico. Além disso, é possível identificar desordens que tenham origem no mau funcionamento do sistema como um todo, como epilepsia e esclerose múltipla.
Assim, os estudos acerca do sistema nervoso mapeiam as atividades do cérebro e da medula espinhal. Já os do sistema periférico investigam as funções dos nervos, sensibilidade e comando dos músculos do corpo.
Uma das partes mais complexas, a neuroanatomia se dedica a compreender toda estrutura do cérebro, medula espinhal, nervos e terminações nervosas. Ou seja, é o estudo do relacionamento entre a estrutura e a função no sistema nervoso.
É um campo da neurociência obrigatório e fundamental à prática médica, principalmente, na área de neurocirurgia. Também é essencial ser estudada por farmacêuticos, fisioterapeutas, radiologistas e enfermeiros.
Quando em conjunto com a neurofisiologia, a neuroanatomia avalia os impactos de lesões e experimentos, a fim de contribuir para novas descobertas do sistema nervoso.
A neuropsicologia investiga a relação entre o estudo aprofundado do sistema nervoso e a análise do comportamento humano e dos processos psicológicos.
Seu objetivo é compreender como o cérebro é capaz de influenciar cognitivamente em funções essenciais, como raciocínio, memória, atenção, emoções e capacidade de julgamento.
Portanto, esse campo de estudos contribui diretamente no diagnóstico, acompanhamento e tratamento de distúrbios e alterações comportamentais causadas pela idade ou pelo contexto psicossocial.
Ligada à Psicologia, a neurociência comportamental se aprofunda no que está por trás da conduta humana, estudando como o inconsciente afeta o processo da tomada de decisões.
Além disso, envolve questionamentos profundos relativos à identidade das pessoas, buscando compreender o funcionamento de formação da personalidade e da memória.
A neurociência cognitiva está voltada ao entendimento do pensamento, da memória e da dinâmica do aprendizado, estudando parte da percepção e sensação.
A área também investiga as interações dos cinco sentidos na geração de conhecimento, avaliando a influência das experiências para o processo de aprendizagem..
A neurociência pode proporcionar autoconhecimento, uma vez que trata diretamente da relação entre psique e comportamento.
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do Instituto Neurosistêmico com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos.
Tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos clicando no botão abaixo.