A saúde financeira identifica se a empresa está obtendo lucro ou prejuízo. Ou seja, é como um status do negócio, que mostra, em como empresas de qualquer porte, sejam de junta rotativa ou qualquer ramo como tênis importado, têm finanças positivas ou negativas para cumprir com todos os pagamentos, como investimentos, salário e contratação de funcionários, entre outros.
Logo, uma boa saúde financeira demonstra que o negócio é lucrativo. Nesse sentido, uma marca lucrativa pode fazer investimentos, como pedir crédito PJ, por exemplo, para gerar capital de giro, manter as operações e expandir.
Portanto, a saúde financeira nada mais é do que gerenciar os indicadores de desempenho financeiro e ter o controle do capital, para garantir investimentos a curto, médio e longo prazo.
Não confunda faturamento com lucro
Um ponto de máxima atenção é na relação entre faturamento e lucro. Muitos empreendedores confundem e acreditam que os dois são a mesma coisa, quando, na verdade, são indicadores completamente diferentes.
O faturamento diz respeito a quanto a sua empresa de automação residencial, por exemplo, recebeu de dinheiro bruto no mês, ou seja, quanto de dinheiro entrou no seu caixa.
Já o lucro é a relação deste montante subtraindo todas as despesas de seu negócio.
Ter um faturamento alto nem sempre significa ter lucro. Afinal, ele é o número total sem a subtração de nenhum custo. O que importa, mesmo, é o valor de lucro final.
Sempre adicione essa variável no seu cálculo, pois ela pode ser decisiva para o seu negócio. Então, se programe e tenha capital extra para qualquer eventualidade que acontecer. O empréstimo empresarial, por exemplo, é uma ótima alternativa para isso.
Adote indicadores de desempenho financeiro
Medir o andamento das finanças de seu negócio é fundamental para garantir que sua empresa esteja em uma situação satisfatória. Por isso, os indicadores de desempenho financeiro são fundamentais para qualquer empreendimento.
Por meio deles, você pode ter uma noção melhor sobre sua atuação. Alguns dos principais indicadores financeiros são o ticket médio, que significa o valor médio da venda de seus produtos, e a margem de lucro, que é o resultado do lucro líquido sobre a receita obtida com o faturamento.
Existem diversas possibilidades de medir a performance da sua empresa. Por isso, verifique quais indicadores se encaixam melhor para o seu negócio e quais você deve usar para obter os melhores resultados.
Identifique gastos e fontes de receitas
Além de conhecer os principais indicadores financeiros, é crucial que você também faça uma identificação mensal dos seus gastos e fontes de receitas. Analise com cuidado os gastos da sua empresa e quais são os prejuízos que você está tendo, tanto variáveis como fixos.
Abrir uma conta PJ, por exemplo, é uma ótima forma de ter um maior controle financeiro de todos os gastos da sua empresa de forma organizada e prática, sem misturar os gastos pessoais com as finanças do seu negócio.
Também entenda sobre suas principais fontes de receita, pois isso vai ajudar a ter uma visão mais ampla sobre o seu negócio, bem como medir de maneira precisa o balanço financeiro mês a mês e quais pontos corrigir ou melhorar.
Elabore o fluxo de caixa e se atente aos detalhes
Por fim, é fundamental elaborar o fluxo de caixa mensal de maneira detalhada. Cheque entradas e saídas e tenha total controle sobre todas as finanças.
Sergio Ricardo – Mestre em Coaching pela FCU – Flórida Christiam University , Educador Físico, com especialização em Psicossomática, e Pesquisador em: Neurociência Comportamental, Doenças Psicossomáticas, Neurofisiologia das Emoções. Formador e Instrutor de Cinesiologia Educacional e Terapia do Comportamento, Balanceamento Muscular, Memória Celular, Desativação de Estresse, Funcionamento do Cérebro nos Processos de Aprendizagem, Relacionamento Interpessoal, Integração e Dominância Cerebral, Ginástica Cerebral (Neuróbica e Neurofitness). Advanced Trainer em PNL, Constelador Sistêmico. Consultor Empresarial Especialista em Desenvolvimento de Liderança, Business Plan, Cultura Organizacional e Gestão de Mudança;