Siga nossas redes!

Entenda os efeitos do vitiligo

Saúde Física

Vitiligo é uma alteração sistêmica da pele, causada pelo bloqueio de uma enzima chamada Tirosinase, que vai transformar tiroina em melanina.

Causas sistêmicas:
Temos que lembrar que o início de melanização do corpo ocorre na glândula Pineal, que produz o MCH que é o hormônio melanotrópico, isso é prejudicado quando temos a Fadiga da Pineal!! As questões do sono de má qualidade influenciam muito este processo quando há uma provação de horas de sono. Outro problema é a quando o ritmo de vida é maior do que a capacidade de gestão dos processos para um metabolismos correto, dia /noite, quente/frio, fome/saciedade, sede/saciedade, barulho/silêncio, urina/saciedade, evacuar/saciedade, sono/dormir, se isso for agudo não haverá problemas, mas se isso for crônico ocorre uma fadiga de Pineal.


Então a principal causa do vitiligo é quando existe um desrespeito, com essa glândula e ela por consequência deixa de produzir, primeiro os hormônios menos vitais um deles o MCH, que vai causar a melanização da pele!


Segunda causa é que esse hormônio MCH atua no fígado, então temos que entender quais são as principais causas do funcionamento do fígado.

Portanto agora devemos analisar a incompatibilidade genética alimentar, pois a quantidade de carga tóxica fica maior do que a capacidade de desintoxicação do corpo, como por exemplo sobrar restos de alimentos como a lectina, acumulo de metais pesados e não conseguem ser eliminados no intestino formando a estercobilina(¹) ou urobelinogenio(²), esses exessos de toxinas começam a vazar e são depositados na pele, esses complexos organometálicos, comumente causados por cloro e lectina.

Assim inicia-se um bloqueio tanto sistemico na produção de tirosinase e assim não teremos a conversão de tirosina em melanina no fígado e quanto um bloqueio periférico de tirosina na pele, pelo de depósito deste lectina e cloro nas terminações nervosas livres e na região da derme, ocorrendo uma alteração da pigmentação e na liberação dos grândulos de melanina na camada basal da pele decorrendo tanto no quadro de vitiligo como lecodermia solar.


( ¹ )- A estercobilina é o estado normal do pigmento biliar nas fezes. A reação POSITIVA para BILIRRUBINA indica trânsito acelerado desde o intestino delgado. A reação NEGATIVA para ESTERCOBILINA demonstra ausência de pigmento biliar nas fezes, indício seguro de obstáculo ao trânsito da bile para o intestino.


(²) – O urobilinogênio é um produto da degradação da bilirrubina pelas bactérias presentes no intestino, que é levado para o sangue e excretado pelo rim. No entanto, quando há grande quantidade de bilirrubina produzida, acontece um aumento na concentração de urobilinogênio no intestino e, consequentemente, na urina.

A terceira causa são os parasitas, que colonizam o fígado quando a pessoa esta se alimentando geneticamente incompatível, pois esses parasitas consomem a tirosina como insumo nutricional e sem tirosina não temos melatonina. Os principais são tênea, fasciola hepática, ancylostoma.


A quarta causa é a contaminação de metais pesados, metais que bloqueiam a conversão de tirosina em melanina, os mais comuns são o chumbo, alimínio, mercúrio, arsênio.


Chumbo e mercúrio encontramos no material odontológico geneticamente não compatível como as amalgamas, resinas, titanium, outras fontes de metais pesados são produtos de estética e de higiene pessoal, pois existem pessoas que são compatíveis com os materiais, os produtos e outras pessoas são incompatíveis.


Quando as pessoas são incompatíveis geneticamente com esses matérias e produtos existe um bloqueio da tirosina em melanina, tanto no nível externo como no nível interno.
Além disso temos a ingestão de corantes, conservantes, acidulante e estabilizantes que causam um bloqueio enzimático da tirosinase acontecendo uma repercussão sistêmica que é o sintoma de vitiligo.
O tratamento é interno e externo, inicia-se com a remoção e limpeza interna do terreno biológico reposição de todos os nutrientes necessário para que ocorra a melanização e depois a bioestimulação utilizando substâncias foto ativas, sendo uma delas a cúrcuma nas lesões de pele principalmente nas leucodermias solares e tomar uns minutos de sol.
Os estudos montras que essas ações são eficientes em mais de 80% dos casos já analisados.

Artigos Relacionados

Saúde Física
coachsergioricardo@gmail.com

Entenda os efeitos do vitiligo

Vitiligo é uma alteração sistêmica da pele, causada pelo bloqueio de uma enzima chamada Tirosinase, que vai transformar tiroina em melanina. Causas sistêmicas:Temos que lembrar

Ler mais »
Faça parte da lista de conteúdo exclusivos.

Preencha o formulário abaixo para receber os conteúdos.

💬 Precisa de ajuda?