O local de trabalho moderno e um distúrbio cada vez mais comum chamado TDA (Traço de déficit de atenção), transforma sólidos executivos em pessoas frenéticas e de desempenho insatisfatório.
Gerado pela sobrecarga no cérebro, o TDA é hoje epidêmico em organizações. Seus principais sintomas são distratibilidade, agitação interna e impaciência. Vítimas do TDA têm dificuldades para manter-se organizadas, definir prioridades e administrar o tempo. Tais sintomas podem minar o trabalho de um executivo talentoso.
Controle seu TDA
Em geral
1. Durma o suficiente;
2. Cuidado com o que come. Evite carboidratos simples, açucarados, modere a ingestão de álcool, coma proteína, prefira carboidratos complexos (legumes, grãos integrais, frutas);
3. Faça pelo menos meia hora de exercícios, pelo menos dia sim, dia não;
4. Tome diariamente um complexo polivitamínico e um suplemento de ácidos graxos com ômega 3.
No trabalho
1. Faça o possível para criar um ambiente comunicativo, de confiança mútua;
2. A cada 4 a 6 horas, troque algumas palavras ao vivo que você estime;
3. Divida grandes tarefas em tarefas menores;
4. Mantenha parte de seu espaço ou mesa de trabalho sempre livre;
5. Todo dia, reserve um tempo para pensar, livre de compromissos, e-mail e telefonemas;
6. Só cheque o e-mail depois de ter concluído pelo menos uma ou duas tarefas mais importantes;
7. Todo dia antes de ir embora, faça uma breve lista de 3 a 5 itens dos quais vai tratar no dia seguinte;
8. Tente tomar providências, arquivar ou jogar fora todo documento que conferir. Não acumule papelada;
9. Preste atenção nos horários do dia em que você se sente no seu auge. Reserve para tais momentos as coisa importantes, deixando tarefas de rotina para outra hora;
10. Faça o que for preciso para melhorar a concentração. Ouça música de fundo, levante e dê uma volta.
Ao se sentir assoberbado
1. Desacelere;
2. Faça alguma atividade fácil e rotineira que lhe dê prazer;
3. Delegue tarefas;
4. Reserve alguns minutos com você.